Percepção

Atualizado: 29 de Abr de 2018

Para os filósofos empiristas, isto é, aqueles que acreditavam que todo conhecimento só poderia existir partindo da experiência, a percepção nunca está errada! Entretanto, somos nós que erramos nos julgamentos sobre aquilo que percebemos.

O que o seu modelo mental diz sobre a imagem?

a) Um voo comercial comum?

b) Um voo com militares embarcando de volta para casa?

c) Um voo com militares embarcando para a guerra?



"Uma coisa só existe na medida em que ela é percebida" (BERKELEY).

Por exemplo, duas pessoas observam o mesmo evento, captam os mesmos signos, porém ao realizarem o processamento de informações possuem compreensão diferentes; essa diferença se dá pelo modelo mental (Mindset), que você utiliza para compreender os acontecimentos em sua volta e, cada um tem sua própria forma de processar as informações captadas pelo sistema sensorial.


Nosso modelo mental foi formado ao longo dos anos, de acordo com nossas experiências, o que faz com que cada um de nós sejamos um universo próprio, que precisa ser decifrado para ser em utilizado. Boa parte do nosso Modelo Mental foi e está sendo constituído pelo ambiente que vivemos e convivemos. Os mais importantes são: família, educação, religião, trabalho, experiência pessoal.


Caso você não esteja satisfeito com seu modelo mental, saiba que é possível reconfigurar:


1. A primeira coisa é identificar o modelo mental atual. Depois ter coragem para pôr à prova esse modelo mental, avaliando se ele é negativo ou positivo para o objetivo a ser conquistado e, se for o caso assumir que precisa muda-lo ou aperfeiçoá-lo.


2. Com treinamento. Adquirindo conhecimento, praticando e repetindo, até que se torne um hábito favorável.


3. Forçar o pensar diferente, sair da zona de conforto, rompendo com o padrão de pensamento que está acostumado.


4. Sendo protagonista da própria vida. Quando você busca solução para um problema ao invés de encontrar desculpas, você reforça um processo mental positivo.

O personagem protagonista entende que o destino não é dado e sim conquistado. Portanto ele faz suas escolhas e molda seu destino.


Qual o próximo passo que pode dar para tornar-se ou manter-se protagonista em sua própria vida?


Programa Self Coaching Militar - Acesse: www.aperfeicoamentotatico.com

14 visualizações
  • Instagram

Logos Militar

Indaiatuba/SP

coachmilitar@gmail.com

(19) 9 7401 0028 Whatsapp