Os Valores

Atualizado: 29 de Abr de 2018

Agostinho diz que a virtude é o bom uso da livre escolha. Mas o uso da livre escolha é um ato. Portanto, a virtude é um ato.

Viver com qualidade de vida, usando suas competências para trabalhar com o que gosta, possuindo tempo disponível para fazer o que tem vontade... não se resume em seguir ou copiar regras ou fórmulas de comportamento de outras pessoas, mesmo que estas outras pessoas sejam gurus ou pessoas muito bem sucedidas.

Aliás, copiá-las até pode dar certo para um ou outro, por um tempo a mais ou a menos, mas não para todos e para sempre.


Isso porque não é aconselhável viver pautado nas bases comportamentais ditas por outros, pois você como ser único, formado por seus próprios valores e modo particular de interpretar o mundo, possuiu seus próprios objetivos e metas, forças e fraquezas e, provavelmente vive cercado por circunstâncias, oportunidades, ameaças e pessoas diferentes. Com toda essa singularidade como poderá dar certo copiando o comportamento de outra pessoa também única e com mundo diferente do seu?


Com isso eu não quero dizer que não devemos observar comportamentos ditos e reconhecidos como exemplares, aliás as experiências vividas por outras pessoas possuem demasiada importância para a raça humana. Devemos sim observá-los, estuda-los, mas copiá-los na integra é outra conversa... A observação e o estudo deve ser feito para aperfeiçoar e cocriar seus próprios comportamentos observando sua própria essência, objetivos, metas e mundo.


Mas e a cocriação deve ser feita sem parâmetros? Observem essas virtudes: amor ao próximo, controle emocional, coragem, disciplina, espírito de corpo, fé, flexibilidade, honestidade, iniciativa, lealdade, patriotismo, perseverança e etc. Esses princípios e outros, são perenes! Entretanto, as aplicações deles na prática sofrem adaptações devido a rápida transformação do mundo, mas a essência permanece imutável.


As virtudes são imutáveis na sua essência, servem como bússola que sempre aponta para o norte, nos permitindo criar condições de sucesso e vida bem vivida, mesmo para objetivos e metas diferentes e, mesmo na dinâmica mudança, da qual, estamos todos inseridos.


Observe os comportamentos ditos como exemplares, ouça os gurus, mas aprenda a cocriar seu comportamento de acordo com sua essência e as virtudes perenes e viva uma vida bem vivida.

9 visualizações
  • Instagram

Logos Militar

Indaiatuba/SP

coachmilitar@gmail.com

(19) 9 7401 0028 Whatsapp