Força de Vontade

Atualizado: 29 de Abr de 2018

Força de Vontade Quem é o seu inimigo? Contra quem você está combatendo? Em geral não é tão difícil identificar o que devemos ou não combater.


O combate contemporâneo nos submete a duras provas; estamos cercados de perigos por todas as partes, perigos de toda natureza: ao invés de levantar da cama e seguir o dia, você permanece deitado na cama após o relógio despertar; ao invés de manter a dieta, você come aqueles salgados e brigadeiros da festa de aniversário; ao invés de estudar, você fica navegando à toa na internet; ao invés de fazer atividade física, você fica assistindo aquele filme ou programa de TV; ao invés de economizar, você gasta seu dinheiro com coisas supérfluas; ao invés de fazer aquele curso que vai dar uma alavancada na sua carreira, você fica adiando, dando desculpas esfarrapadas...

O combatente nesse cenário contemporâneo tem por dever fazer prevalecer sua vontade sobre a do inimigo.

O problema é que na pratica parece muito mais fácil ceder a uma tentação de recompensa imediata do que lutar por uma recompensa de longo prazo. Por exemplo: Entre comer ou não aquele doce que você adora, o cérebro entende que comer é melhor! O comer é uma recompensa imediata. O não comer, no caso, seria uma recompensa a longo prazo, pois você só irá ver os resultados de sua dieta após um determinado tempo.

O ser humano está programado para se aproximar do prazer e se afastar da dor.

Por este motivo é muito difícil ir contra a inclinação do corpo. Para que você tenha uma vantagem contra seu inimigo, é fundamental encontrar e validar uma recompensa de longo prazo que seja suficientemente motivadora. Para vencer o combate é necessário que o combatente seja dotado de uma elevada Força de Vontade.

E o que é Força de Vontade?

Segundo Kelly McGonigal: É a habilidade de resistir à tentação.

Segundo Platão: É a habilidade de se comportar racionalmente e, completa afirmando que o resultado deve ser bom e útil.

Segundo Aristóteles: seria a apetição voluntária das coisas que dependem de nós, ou seja, “uma escolha racional”.


A habilidade de usar a Força de Vontade e ir contra a inclinação do corpo, combatendo seu inimigo, tem como ponto de partida a clarificação do que realmente precisa ser feito. Algumas perguntas que podem te ajudar a trazer para a consciência argumentos que podem aumentar sua força de vontade em pró de vencer seu inimigo, são:

  1. Por qual motivo você realmente precisa combater esse inimigo?

  2. O que você vai ganhar se vencer o combate contra esse inimigo?

  3. O que você vai perder se esse inimigo vencer?

  4. O que realmente você deve fazer para vencer esse inimigo?

Essas perguntas ao serem respondidas e colocadas dentro de um plano de ação, tornam-se uma poderosa arma para ganhar a guerra contemporânea que muitas vezes permeia a vida, vencendo assim, os inimigos.


Conheça o Programa Self Coaching Militar acesse: www.aperfeicoamentotatico.com


#selfcoachmilitar, #forcadevontade, #vencer, #comportamento, #coaching, #coach

29 visualizações
  • Instagram

Logos Militar

Indaiatuba/SP

coachmilitar@gmail.com

(19) 9 7401 0028 Whatsapp